Olá,
Esta é uma resenha do ensaio de Walter Benjamin a respeito da obra de Nikolai Leskov. Benjamin, pertencente à escola de Frankfurt, teorizou a respeito da Comunicação Social, e nos deixou grandes questões para pensarmos o Jornalismo atual. 
Até a próxima,
O Narrador – Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov
Walter Benjamin inicia o referido texto ao afirmar a extinção da narrativa.
“É a experiência de que a arte de narrar está em vias de extinção.” p 197.
Ao longo do discurso o autor elenca dois fatores fundamentais para que esta extinção se torne cada vez mais latente: O Romance e a Informação. 
Novamente observamos a visão pessimista de Benjamim ao se referir à tecnologia dos meios de comunicação. Ao relembramos o seu famoso texto “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”, observamos o quanto Benjamin se opõe a técnica.  Técnica esta, que é grande responsável pela produção e divulgação de informações, antes destinadas somente a uma parcela da sociedade. 
Benjamin ao comparar a narrativa ao ato de dar conselhos conclui que o lado épico da verdade está em extinção devido à evolução das forças produtivas. 
“Na realidade, esse processo, que expulsa gradualmente a narrativa da esfera do discurso vivo e ao mesmo tempo dá uma nova beleza ao que está desaparecendo, tem se devolvido concomitantemente com toda evolução secular das forças produtivas”. p 201
Portanto é possível perceber claramente a posição de Benjamim no que diz respeito à recém surgida imprensa. Ao estabelecer o aparecimento do livro como um dos fatores essenciais para morte da narrativa subtende-se a crítica do autor direcionada à burguesia crescente, que se tornou terreno fértil para o desenvolvimento do Romance. 
Dentre outros pontos, o elemento que realmente distingue o Romance da Narrativa é forma de produção. No Romance existe o isolamento por parte do escritor, já a Narrativa é um processo coletivo de produção, por envolver o narrador e os seus relatos.
“A origem do Romance é o indivíduo isolado, que não pode mais falar exemplarmente sobre suas preocupações mais importantes e que não recebe conselhos nem sabe dá-los.”p201
Outro aspecto importante do mencionado ensaio, seria a abordagem do conceito de Informação. 
“Ela é tão estranha à narrativa como o romance, mas é mais ameaçadora e, de resto, provoca uma crise no próprio romance. Essa nova forma de comunicação é a informação.” p. 202
Benjamim responsabiliza a informação como o ponto derradeiro para a morte da narrativa.  
“Se a arte de narrativa é hoje rara, a difusão da informação é decisivamente responsável por esse declínio.” p 203
Mas apesar de todo ceticismo em relação à eficácia do surgimento da imprensa , Benjamin deixa lições essenciais para o Jornalismo atual.
Ao comparar a narrativa que Benjamim cita, como na redação jornalística presente, percebe- se a falta de “histórias surpreendentes”.  O jornalismo gira em torno dos fatos já acompanhados de explicações. 
“Em outras palavras: quase nada do que acontece está a serviço da narrativa, e quase tudo está a serviço da informação.”p 203
Os anônimos que anteriormente eram contados através da narrativa , perderam força. O jornalismo altamente consumível se faz presente. E como o próprio Benjamim diz: “A informação só tem valor no momento em que é nova.” p 204
O que se pretende não é de forma alguma a exclusão da informação do Jornalismo, mas sim a maior inserção de histórias do povo. Como o próprio conceito de narrativa exposto no texto, a produção e memória coletiva é algo fundamental. A tradição da oralidade observada na narrativa é primordial para transmissão de experiências cotidianas. E é desta forma que teremos um Jornalismo mais humanizado, mais próximo das pessoas.
Muito bom resumo, o melhor que já achei.
ResponderExcluirOpa, obrigada. Graças a Deus, hoje já estou formada ! Mas este blog fez parte do período que estive na Universidade.
ResponderExcluirQue ajude a outros !
Ai, Rebeca, não sabe como estou sofrendo com esses textos onde não encontro nenhuma afinidade com meus pensamentos. Ainda por cima, foi a própria Professora de Epistemologia que escreveu vários textos deste autor e não admite opiniões contrárias! Lástima.
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