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Leitor, esse texto aborda de uma forma resumida a origem e o conceito da metodologia folkcomunicacional.
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Metodologia Folkcomunicacional
Leitor, esse texto aborda de uma forma resumida a origem e o conceito da metodologia folkcomunicacional.
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Metodologia Folkcomunicacional
Diante de uma sociedade repleta de fenômenos comunicacionais, Luis Beltrão foi o precursor no estudo da comunicação popular. Para compreendermos as pesquisas que foram realizadas neste campo, o da folkcomunicação, iremos adotar um conceito inicial: “comunicação por meio do folclore, a comunicação em nível popular, que se refere ao povo e não se utiliza dos meios formais de comunicação” (CASTELO BRANCO, Samanta, 2010, p 110) Em outras palavras, a folkcomunicação centra o seu estudo nas formas simbólicas geradas a partir da linguagem popular, que por sua vez , resignifica as mensagens veiculadas pela Indústria Cultural.
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Como foi exposto anteriormente, Luis Beltrão criou a metodologia folkcomunicacional. E a primeira menção feita ao tema se realizou através de um artigo publicado no primeiro número da Revista Comunicação e Problemas (ano I, nº 1, mar, 1965). Neste artigo Beltrão volta o seu olhar para linguagem popular e folclórica na qual os grupos periféricos se comunicam e se expressam.
Paralelamente à publicação deste artigo, Beltrão estuda os ex- votos, observando a disseminação de informações através de autos populares, característicos do próprio povo.
Apesar das primeiras pesquisas realizadas, o conceito de folkcomunicação ganha ênfase a partir da tese de doutorado de Luis Beltrão (1967, Universidade de Brasília). Sua tese se fundamentou em dois aspectos essenciais da comunicação popular: manifestações folclóricas e os líderes de opinião. Deste aprofundamento surge uma definição mais apropriada de folkcomunicação: “o processo de intercâmbio de informações e manifestações de opiniões, idéias e atitudes da massa, através de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore” (BELTRÃO, 2001, p 79)
Com o avanço dos estudos e pesquisas, em 1980, Beltrão adota uma postura política ao enfatizar a questão da comunicação entre grupos sem acesso aos meios de massa em sua importante obra “Folkcomunicação: a comunicação dos marginalizados”.
Atualmente percebemos o quanto a definição de folkcomunicação se desenvolveu. Após muitos anos de reflexão, nomes como os de Roberto Benjamim, Joseph Luyten e Antonio Hohlfeldt, reelaboraram o conceito inicial, e fizeram este abarcar uma série de outras relações ligadas ao objeto da comunicação popular. Podemos observar que a maior parte das pesquisas , hoje em dia, realizadas nesta área aborda o “caminho inverso”. De como a linguagem popular tem sido influenciada pela Indústria Cultural e como esta tem se apropriado de produtos originalmente populares.
Desta forma, a folkcomunicação poderia ser entendida como o “estudo dos procedimentos comunicacionais pelos quais as manifestações da cultura popular ou do folclore se expandem, se socializam, convivem com outras cadeias comunicacionais, sofrendo modificações por influência da comunicação massificada e industrializada, ou se de modificam quando apropriada por tais complexos. ( HOHLFELDT, 2002)
Por fim, consideramos a importância da metodologia folkcomunicacional, que trouxe à tona um olhar voltado a compreensão dos processos comunicacionais ocorridos nos grupos marginais à Indústria Cultural. Estudar estes fenômenos valoriza a cultura popular enquanto arte emanada do próprio povo, sujeito de si mesmo. Perceber a existência das várias redes comunicacionais que permeiam a sociedade acrescentam novos valores às pesquisas no campo da comunicação social e abrem novas perspectivas de análise.
Não poderíamos deixar de mencionar, também, algumas questões fundamentais que são levantadas contemporaneamente a respeito da cultura. A eminência do fim das culturas populares, que passaram a se glamourizar, devido sua inserção na Indústria Cultural, torna-se aspecto relevante às pesquisas atuais na área da folkcomunicação. Daí conclui-se que os estudos preconizados por Luis Beltrão são valiosos para pesquisa em comunicação.
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