quinta-feira, 3 de março de 2011

O quarto iconoclasmo [ Resumo]



Olá,


Baseado no livro: " O Quarto Iconoclasmo E Outros Ensaios Hereges" de Arlindo Machado, o texto a seguir trata introdutoriamente dos ciclos vividos pela imagem ao longo do tempo. Acrescenta-lhe a esta breve apresentação, a atual fase da imagem, denominada: O quarto iconoclasmo. Teóricos com Jean Baudrillard, consideram, sobretudo, a imagem midiática, como simulacros da realidade. E você, qual é a sua posição a respeito desta discussão? Em tempos do mais alto desenvolvimento tecnológico, a imagem tem preponderado sobre a palavra, ou estes avanços incentivam a produção de conteúdos relacionados à palavra? 




O quarto iconoclasmo

O texto aborda quatro fases da imagem. Seriam essas fases, iconoclasmos, determinados por diferentes fatores em épocas distintas.

A primeira onda iconoclástica surgiu em meio às culturas judaico cristãs e islâmica e na tradição filosófica grega. O fato que marca este momento são passagens bíblicas que declaram expressamente a proibição ao uso das imagens. Pois a imagem naquela época era associada à prática da idolatria. E não somente na Bíblica, mas na Torá e no Corão existem passagens semelhantes, que condenam a representação de Deus por meio de imagens. E ao se tratar da Grécia antiga, tomamos por exemplo o pensamento platônico a respeito das imagens. Para Platão as imagens são meras representações daquilo que já está representado no mundo das coisas, pois para ele a realidade concreta pertencia somente ao mundo das idéias.

A seguir relataremos brevemente os próximos ciclos do iconoclasmo. O segundo ciclo ocorreu durante o Império Bizantino durante os séculos VIII e IX. Neste período o iconoclasmo foi proclamado doutrina oficial do governo. Já a terceira fase ocorreu no século XVI, com a Reforma Protestante. Esta se empenhou no retorno as escrituras sagradas, conseqüentemente, crucificando toda idolatria as imagens.
Logo, é possível perceber como os três referidos ciclos se fundamentam na superioridade irrestrita da palavra. Em linhas gerais, poderíamos concluir que estes movimentos representam o culto ao livro, a palavra: literolatria.

Neste momento, passemos a análise do chamado “quarto iconoclasmo”. O tempo em que vivemos passa por certa crise em relação à imagem. A evolução da tecnologia vinculada aos meios de comunicação gerou, o que muitos teóricos denominam como, “a sociedade do espetáculo”.  A crença de que a imagem promove a morte da palavra, erradica o gosto pela leitura e anuncia um novo analfabetismo, premissa básica para muitas argumentações.
 
Jean Baudrillard é uma destes teóricos. Líder espiritual da nova investida iconoclasma – discursa contra a imagem, sobretudo a imagem midiática. Ele crê que as mídias eletrônicas e digitais produzem uma “desrealidade fatal” do mundo humano, uma ficção da realidade.  Baudrillard , dentre outros, tem uma visão apocalíptica da imagem.

Mas ao contrário deles , o autor do mencionado texto, considera a imagem como produto da própria palavra. E enfatiza que a era atual se baseia na hegemonia da palavra escrita e oral ao observar que em nenhuma época se produziu tanto conteúdo relacionado à palavra.

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